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:: INFORMATIVO HEROS

Informe nº 42, de 10/03/2005

MOTIVAÇÃO - Mais 10 dicas para motivar pessoas no trabalho

Continuando com o artigo da semana passada, estamos enviando mais 10 dicas motivacionais para que os funcionários de sua empresa sintam-se cada vez mais conectados com a alma do negócio, buscando desta forma, sentido para aquilo que fazem.

" Lembrem-se: O sucesso de uma empresa depende das atitudes
das pessoas que nela trabalham"

11) Promova rodízio funcional
Tente transferir temporariamente alguns funcionários para outras áreas, para adquirirem diferentes vivências. Além de novos conhecimentos, eles irão se familiarizar com a rotina de outros colegas, compreendendo como se processam outras tarefas, e ao mesmo tempo, percebendo novas formas de ajudar com o seu trabalho.

12) Crie um clima de sucesso
O senso generalizado de participar de uma empresa de sucesso pode gerar um clima de alta motivação. Portanto, divulgue resultados, crie um boletim (eletrônico) com notícias dos negócios da empresa, destacando, quando for possível, a importância do trabalho da equipe ou de outros funcionários.

13) Dê autonomia
Deixe seus colaboradores determinarem como fazer seu trabalho. Mostre-se receptivo e não rejeite propostas para uma nova abordagem. A iniciativa é um dos mais tenazes ingredientes de auto-motivação. Mas ela só acontece se você permitir e criar espaço para que isso ocorra. Lembre-se que supervisionar o funcionário através de um controle direto esgota sua criatividade. Tente ver a coisa de outra forma.

14) Favoreça a proximidade à cúpula
É importante que cada membro da empresa sinta-se próximo dos líderes. Se for o caso, reduza os patamares hierárquicos, pelo menos dentro de uma perspectiva informal. É importante que as pessoas sintam que o principal gestor está próximo e interessado em como as pessoas estão fazendo o que fazem.

15) Invista no contágio positivo
Evite duchas negativistas e promova estímulos constantes de pares, superiores e membros da equipe. Em qualquer situação, sempre há um lado positivo, sempre podemos tirar uma lição de cada caso. Os erros, meus caros, não são outras coisas que valiosas oportunidades de aprendizagem.

16) Encoraje as pessoas a tomarem responsabilidades
Mostre-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa. É absolutamente desejável, nestes tempos, que as pessoas assumam suas tarefas responsavelmente. Mas lembre-se, responsabilidade é uma faca de dois gumes: ela só é possível, verdadeiramente, se houver participação.

17) Evite o clima de incertezas
Incertezas se traduzem em insegurança nos colaboradores, e podem desmotivar a equipe. Isto não significa que você deve omitir informações, mas apenas que é importante lembrar que todos temos funções e metas a cumprir. Dúvidas fazem parte do dia-a-dia, mas a certeza tem de ser perene: estamos todos no mesmo barco, indo para uma mesma direção.

18) Estimule o bom relacionamento entre colegas
Promova atividades informais em parceria e eventos de integração. Além do tradicional churrasco, você também pode convidar o seu pessoal para comer uma pizza, ir ao teatro, ao cinema, etc. São momentos importantes para a integração e conhecimento da equipe.

19) Estimule o comprometimento
Mostre a importância que a função do colaborador tem para a empresa e lhe passe a responsabilidade pelo que faz. Explique o valor que tem o trabalho feito com qualidade e o prejuízo que seu desinteresse pode causar.

20) Tolere erros
Quem faz está sujeito a errar, especialmente quando ainda não domina totalmente uma tarefa ou função. Não permita que o colaborador tenha medo. Ninguém se sente motivado quando percebe intolerância por parte de seus superiores.


ROSELI LEVY – Consultora Motivacional
10/03/2005

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