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:: INFORMATIVO HEROS

Informe nº 43, de 21/03/2005

Mais 10 dicas motivacionais- Aproveite!

As dicas motivacionais que estamos enviando semanalmente são idéias simples, porém eficazes. Por mais que as pessoas ganhem dinheiro, em algum momento de suas vidas vão querer buscar sentido para aquilo que fazem. E aí, não há dinheiro que compre isso. Portanto, mais 10 dicas motivacionais estarão disponíveis para que você leia e faça delas alicerces para as mudanças que sua empresa necessita.

21) Mantenha as pessoas informadas
Pesquisas comprovam que uma boa comunicação interna é um dos maiores fatores de motivação e retenção de talentos. Por comunicação, entenda-se a mais simples possível: fale, converse, estimule bate-papos. Se for possível, crie canais (mural, newsletter, e-mail, etc.). Procure pensar nisso de maneira organizada e estratégica, e não se esqueça de falar com sua equipe sobre isso.

22) Crie tempo para conversar com as pessoas
Jamais se limite ao “bom dia”. Uma conversa rápida, mas interessada, pode ser a “pilha” que falta para que o colaborador comece um dia produtivo. Numa segunda feira, por exemplo, reserve alguns instantes para saber se tudo está bem, comente notícias gerais, quebre o gelo.

23) Refira-se aos colaboradores durante reuniões
Mostre que as pessoas fizeram progressos, comente o desempenho de cada um dos demais. O anonimato não serve pra nada, e só atrapalha quando esconde o nome de um colaborador. Portanto, diga o nome das pessoas.

24) Cumpra o que foi prometido
Valorize sua palavra. Respeite e não deixe de lado suas promessas. Sobretudo, não faça sem estar certo de que poderá cumprí-las. Na dúvida, compartilhe suas idéias com quem pode ajudar a implanta-las.

25) Defenda sua equipe. Ela merece
Em caso de conflito ouça sempre a versão dos seus colaboradores antes de se pronunciar. E jamais caia na armadilha de acareação. Se você conhece sua equipe e confia em seu pessoal, é hora de acreditar neles.

26) A arte de escutar
Ouvir os funcionários é muito importante, pois eles sabem melhor das deficiências do sistema do que a direção. Saia de sua sala e faça com que as pessoas se sintam ouvidas. Evite cortar ou rebater os comentários e observações. Antes de falar, é preciso saber e estar disposto a ouvir.

27) Pergunte
Parte da arte de ouvir tem a ver com perguntar. Coisas simples, como “o que mais gostam de fazer”; “os motiva”; “porque acha que certas coisas não funcionam”. Tente relaxar e ouvir as respostas. Faça mais perguntas e, quando for perguntado, responda. Se não tiver uma resposta, peça um tempo para pensar. Mas volte e responda. Sempre.

28) Instigue a participação
A gestão participativa pode acontecer de várias formas. Nos casos mais plenos, os funcionários deliberam em assembléia o que a empresa deve e pode fazer. Em casos mais simples, é possível reunir as pessoas com o intuito de fazê-las tomar parte das decisões da equipe, da área e da própria empresa. Exemplos não faltam: convide pessoas de diferentes níveis e pergunte a elas o que mudariam na empresa. Discuta as questões com o grupo, peça participação e mostre o que é possível (ou não) e por quê.

29) Passe o bastão
Na mesma linha da dica anterior, experimente o seguinte: troque de lugar com o seu subordinado. Dê a ele a possibilidade de ver a empresa (ou a equipe/área) do seu lugar, mas de acordo com a perspectiva do funcionário. O que será que ele faria? Não se esqueça de repassar os recursos que você dispõe, assim como avisá-lo dos riscos e oportunidades que tem pela frente.

30) Crie várias caixinhas
Uma forma muito interessante de obter informações do seu pessoal e, ao mesmo tempo, oferecer-lhe espaços para expressar-se é criar caixas de sugestões. A diferença aqui em ralação às caixinhas de sugestões gerais é que, neste caso, você pode departamentizá-las, ou seja, criar espaços específicos para projetos, clientes, inovações, carreira, etc. Experimente. Pode trazer bons resultados.

Até as próximas 10 dicas!
Roseli Levy- Consultora Motivacional

21/03/2005

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