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Informe nº 139, de 05/07/2009

50 dicas para motivar pessoas no trabalho - 4a. parte

Crie um ambiente agradável, faça shows, envolva pessoas, pergunte, ouça, valorize, encante, esteja disponível, mostre interesse, crie sonhos, relaxe, inspire, comprometa pessoas, seja afável, respeite, surpreenda, encante... Você já está conseguindo por isso em prática em sua empresa? Não? Saiba que ainda é tempo para começar...

A Heros Consultoria mostra mais 10 super dicas motivacionais para você!

31) Multiplique conhecimentos
Crie condições para que o seu pessoal compartilhe o que sabe com o resto da equipe, área ou empresa. Quanto mais uniforme for o conhecimento que se tem do negócio, da empresa ou clientes, melhor será a sintonia entre pessoas. Se for o caso, crie condições para habitar alguns dos seus colegas a ministrar cursos. É importante saber repassar a informação – o que envolve alguns conhecimentos pedagógicos. Lembre-se, serão melhores os instrumentos quando eles tiverem bem perto da realidade – isto é, dentro da sua empresa.

32) Abra o jogo
Não esconda nada. Quanto mais informações você repassar á sua equipe, melhor será o retorno sobre aquilo que se espera dela. In]sto se refere a informações sobre a empresa, clientes e recursos. Quanto mais, melhor.

33) Esteja disponível
Não tem coisa pior que ouvir “o chefe não pode atender”. Ora, se o chefe não pode atender, quem vai atender? Esse comportamento é altamente desmotivador. Não significa que você tenha que ficar de plantão 24 horas. Mas é o mínimo razoável que, em situações em que realmente não seja possível atender, você diga que irá responder à solicitação o mais breve possível. E, por favor, responda mesmo.

34) Confie no seu time
Quando um técnico de futebol escala um time, seu papel se restringe que faz e à estratégia que monta párea vencer o jogo. Só que na hora de cobrar o pênalti, por mais “Felipão” que ele seja, ele não pode entrar em campo para cobrar nem para dizer ao jogador que chute com a perna esquerda ou direita. Ele tem que confiar. Se fez uma boa escolha, será a hora de saber o quanto o seu funcionário é bom no que faz... ou, para os “Felipões”, o quanto você tem que rever seu método de contratação.

35) Ciclos de leitura estratégica
Reserve um tempo na semana (ou a cada quinzena) para discutir idéias e autores. Escolha um tema e selecione alguns escritores especializados na matéria. Peça aos colegas que leiam e que apresentem sua versão do livro na perspectiva do negócio ou projeto que vocês estão tocando. Discuta as idéias confronte as visões diferentes e avalie o que é possível realizar. A idéia serve para arejar, quebrar paradigmas e desenvolver o pensamento estratégico.

36) Ciclos de filmes
Todo mundo gosta de uma boa história na tela. Pois bem, organize de tempos em tempos um minifestival na sua empresa. Peça para que seu pessoal pesquise filmes que tratem de temas que eles tem trabalhado ou convivido (pode ser relacionado a projetos, clientes, relacionamento, etc). Programe a exibição e peça para o “funcionário-diretor” apresentar sua versão da fita, na perspectiva do problema que ele quis tratar. Nas sessões abra o tema para perguntas e pense na possibilidade de implementar as soluções apresentadas.

37) Envolva os parceiros
Se você pretende criar premiações por metas ou objetivos alcançados, negocie com seus parceiros (clientes, fornecedores ou terceirizados), de modo que você possa estender ao seu pessoal aquilo que eles (os parceiros) produzem ou oferecem ao mercado. Todos ganham nesse caso. Sua equipe conhece com quem ou para quem sua empresa trabalha (conhece experimentando) e seus parceiros terão a oportunidade de estreitar relações com sua empresa, seja através de promoção de produtos ou serviços ou em termos de propaganda institucional. Por exemplo, se você tem um cliente que vende bicicletas ou uma gráfica que lhe entrega impressos, não será difícil negociar a impressão de um postal personalizado ou, vá lá, uma bicicleta de presente para o “funcionário do mês”.

38) Cuide do seu pessoal
Manifeste interesse pelo que acontece na sua equipe, área ou empresa. Intere-se dos recursos disponíveis, das condições de trabalho, da jornada realizada. Se você não puder resolver todos os problemas, mostre que está sensível e discuta possibilidades reais (em termos de prazos e de recursos) de quando poderá ajudar. Se estiver em reuniões com seus pares, brigue também aí pela sua equipe. Ela merece e é quem lhe dá suporte para que você, com seu time, atinja suas metas.

39) Dois pesos, a mesma medida
É claro que você quer que o seu pessoal trate os seus clientes (internos e externos) da melhor maneira possível certo? Pois bem, para garantir esse tratamento, não basta querer. É preciso tratar, da mesma forma, o seu pessoal. Respeito, consideração e cuidados são partes dessa relação com pessoas. Quanto melhor for esse atendimento (seu para com eles), melhor será a projeção que os membros da sua equipe farão quando estiverem tratando com os seus clientes.

40) Foque o essencial. No lugar da forma
Não podemos dizer que vivemos a era do futuro do trabalho. Mas já damos alguns passos nessa direção. Entre outras possibilidades desse novo momento, existe a possibilidade de que o que mais conta é o quanto se faz ou produz. Isto vale mais do que quanto tempo um funcionário está disponível na empresa. Se houver uma chance em sua empresa, pense a respeito. Exija, no lugar da presença extenuante, o cumprimento de metas. Ou seja, no lugar de um vigia, você precisa de gente que se movimenta, para o lugar certo, na hora certa. Portanto, tente negociar essa condição altamente estimulante para você – que terá foco no que é essencial – como para o seu colaborador – que ficará feliz em ter controle sobre o tempo dele.

Na próxima semana enviaremos as últimas 10 dicas e espero ter contribuído para um crescimento pessoal e profissional na empresa.
Um abraço.
Roseli Levy – Consultora
(048) 3433-9338
05/07/2009

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