Busca no site:

 Central do usuário:  
  Minha Cesta
  Meu Cadastro
  Meus Pedidos
  Minhas Incrições
 
 Soluções:
 
 
:: DESTAQUES

Lula quer mais 100 mil pequenas empresas em arranjos produtivos

Em discurso durante a posse da nova diretoria da Fiesp, o presidente convoca os empresários a definirem junto com o governo os principais projetos para o País em 2005

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu incluir 100 mil pequenas empresas em arranjos produtivos locais até o final de 2007. Em discurso durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta segunda-feira (8) à noite, no Museu do Ipiranga, o presidente afirmou que os APLs irão facilitar a entrada de pequenas e médias empresas no comércio internacional.

O Projeto de Extensão Industrial Exportadora, a que Lula se referiu, está incluído no contexto da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, lançada em março deste ano, e é uma parceria do governo federal com o Sebrae, Apex-Brasil, centros tecnológicos, universidades e governos estaduais.

Para o presidente, as pequenas e médias empresas, responsáveis pela capilaridade do crescimento e principal fonte do emprego urbano, estão incluídas na estratégia modernizadora do governo. Lula citou como exemplo de estímulo ao segmento a simplificação dos processos de regularização do setor informal e o tratamento especial para os negócios com receita anual bruta de até R$ 36 mil, proposta da Associação Comercial de São Paulo.

A festa da Fiesp, às margens do Rio Ipiranga, no recém-recuperado Museu do Ipiranga, reuniu grande parte da República e da indústria nacional. Participaram do evento, além do presidente, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e outros quatro governadores de Estado, a prefeitas de São Paulo Marta Suplicy e do Rio de Janeiro Rosinha Garotinho, dez ministros de Estado, seis senadores, o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) Armando Monteiro, o presidente do Sebrae, Silvano Gianni, 20 presidentes de federações estaduais de indústrias, além de cerca de 3.000 convidados.

Muito aplaudido durante todo o seu discurso, Lula disse que é preciso aproveitar este momento pós-eleitoral "e juntos, governadores, senadores, deputados, prefeitos, empresários, definir os principais projetos deste País para 2005”. Segundo o presidente, toda sociedade, principalmente a indústria, está convidada a definir com o governo os principais projetos em todas as áreas da sociedade para o próximo ano.

“Vamos tirar proveito desse bom momento internacional e do ótimo momento pelo que o Brasil está passando para construir um projeto e não permitir que a mesquinhez tome conta de qualquer um de nós e coloque as eleições de 2006 acima dos interesses do País”.

Lula fez um desafio ao presidente eleito da Fiesp, Paulo Skaf: “Aqui eu desafio você, Paulo Skaf, a conseguir a redução da alíquota de IPI já em 2005 e não ficar esperando para 2006. Isso deve estar na pauta de reivindicações da sua primeira visita oficial ao presidente da República como presidente da Fiesp”.

Lula conclamou também o empresariado a ajudá-lo na aprovação da Lei de Inovação Tecnológica que tramita no Congresso Nacional em regime de urgência. “O projeto de lei de inovação tecnológica que assinamos em abril deste ano encontra-se no Congresso. Cada empresário aqui tem um amigo deputado. Não custa nada ligar e pedir ao deputado apressar a votação desse projeto de lei”.

De acordo com ele, o Brasil está vivendo um momento auspicioso, mas não extraordinário. “O mais cético, mesmo dentro do governo, dizia que a economia não cresceria 3%. Hoje já tem gente apostando em 5%. Eu não quero que a economia brasileira cresça 10% em um ano e 0% em outro ano. É melhor crescer uma média e crescer de forma sustentável para que todos possam se planejar, Estado e empresários, e para que a gente possa tirar proveito dessa economia e fazer com que isso seja um ciclo nos próximos 20 anos”.

Sesc e Senai

O presidente também defendeu entidades como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sesc (Serviço Social do Comércio). “Uma entidade que pega o aluno pobre da periferia e dá a ele conhecimento profissional para sair do salário mínimo não pode acabar”.

Emocionado, Lula lembrou o período de formação no Senai do Ipiranga. “Eu falo com muito orgulho porque graças ao Senai eu fui o primeiro filho da minha mãe a ganhar mais do que um salário mínimo, o primeiro a ter uma casa, o primeiro a ter uma televisão. Por conta disso eu fui ser diretor do sindicato em São Bernardo; por conta disso eu conheci vocês, por conta disso eu estou aqui hoje”, disse.

De acordo com Lula, as crianças do Brasil hoje se ressentem da oportunidade que ele teve. Ele prometeu, com a colaboração da CNI e da Fiesp, criar 500 escolas de formação profissional dentro das fábricas. “Porque se a gente não investir nisso, amanhã a discussão será se uma criança da Febem custa caro. É mais barato fazer o investimento na hora certa e é, por isso, que esse processo de formação é uma coisa muito séria”.

Trio vencedor

Por diversas vezes, durante sua fala, o presidente elogiou a atuação do ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Para ele, o ministro é o “mascate” com que sempre sonhou. “Quando era candidato eu dizia que iria criar uma Câmara de Comércio Exterior e criar a figura do mascate. Não precisei escolher o mascate, porque, quando chamei o ministro Furlan descobri que ele era o próprio mascate que eu precisava”.

Lula comparou Furlan juntamente com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao trio Coutinho, Pelé e Pepe, que jogou no Santos Futebol Clube, em 1962, e conquistou o primeiro mundial interclubes. “Um governo que tem a felicidade de ter Furlan, Roberto Rodrigues e Celso Amorim, não tem de ter medo de nada. Na área comercial são três figuras que não medem sacrifícios. Esses três homens fazem a diferença”.

Biodiesel

Lula aproveitou também para falar sobre a “menina dos olhos do governo”: o biodiesel. Agora em novembro o governo deverá lançar um grande programa de biodiesel no País. A idéia, segundo Lula, é criar uma matriz energética para que o País não fique dependente do petróleo.

“Eu acredito que o programa do biodiesel tem o mesmo perfil que teve o modelo do presidente Roosevelt no Vale do Tennessee”. No início da década de 30, o então presidente americano criou a TVA, empresa pública que geriu os recursos do Vale do Tennessee, transformando-o em uma das regiões mais prósperas dos Estados Unidos.

O programa experimental começará, segundo Lula, nas regiões brasileiras que não tiveram condições de se desenvolver, sobretudo o semi-árido nordestino e o Vale do Jequitinhonha (norte de Minas Gerais), com a biodiesel da mamona e do dendê. “Quem sabe, quando tivermos um mercado de biodiesel, possamos incluir a soja e assim nos tornamos o maior produtor mundial de biodiesel”.

O presidente espera que com essa biotecnologia o Brasil inverta o êxodo rural. “Será um êxodo rural ao contrário. Se acontecer com o biodiesel o que eu estou pensando, nós vamos ter muitos irmãos nordestinos retornando à sua terra natal não como mendigos, mas como cidadãos, porque haverá oportunidade de emprego. Esperamos que essas regiões se desenvolvam ainda neste século”.
Data: 11/11/2004


Fonte: Agência Sebrae

Indique a um amigo
------------------------------------------------------------------------------------------
Veja Mais
21/05/2018 - A importância da Padronização dos Processos
21/05/2018 - A documentação no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001
05/11/2017 - A Tomada de Decisões e aLiderança na Empresa Familiar
15/11/2011 - Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring
12/10/2011 - Curso ISO 9001:2008 - para Imobiliárias
30/05/2011 - Curso de Comportamento no Atendimento com a Heros Levy & Associados
16/04/2011 - Imobiliária Império e Pilar -SC Treinamento em Comportamento no Atendimento
08/03/2011 - Portal Imóveis inicia a Implantação do programa 5S Integral da Heros
01/12/2010 - SC Vistorias de Criciúma- Vistorias Veiculares Fone: 3433-4545
10/10/2010 - Portal Imóveis capacita seus gerentes
25/09/2010 - Imobiliária Império inicia os trabalhos para a Certificação ISO 9001:2008
10/09/2010 - Imobiliária Pilar de Criciúma inicia os trabalhos para a certificação ISO 9001:2008
26/08/2010 - Auditoria de Manutenção do Certificado ISO 9001:2008 -
15/04/2010 - Portal Imóveis inicia capacitação de seus colaboradores com o Curso "Gestão pela Qualidade"
03/03/2010 - Imobiliária Ibagy, Florianópolis, Capacita seus colaboradores em Excelência no Atendimento
18/11/2009 - CURSO: Dinâmica de Vendas
17/10/2009 - Prof. Levy realiza Palestra Motivacional para o Colégio Marista de Criciúma-SC
15/10/2009 - Mapa Imobiliária capacita colaboradores em Qualidade de Atendimento
15/09/2009 - Heros Consultoria consolida o Sistema de Gestão da Qualidade na Ibagy Imóveis -Florianópolis com a entrega do Certificado ISO 9001:2008 do BRTUV
08/08/2009 - Heros Consultoria proporciona conquista da ISO 9001:2008 pela Ibagy Imóveis de Florianópolis
03/06/2009 - Ibagy Imóveis em busca da certficação ISO 9001:2008
20/05/2009 - MAPA IMOBILIÁRIA - INDAIAL (sc) IMPLANTA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE COM A HEROS
12/05/2009 - China supera EUA como maior parceiro do Brasil
10/09/2008 - HEROS 20 ANOS LEVANDO SOLUÇÕES PARA AS EMPRESAS
09/07/2008 - Preparação para Certificação Internacional de Coach Profissional
24/05/2008 - Anagê Imóveis treina colaboradores e corretores
10/11/2007 - Expomanagement 2007
16/10/2007 - Irmãos Olivo treina colaboradores
16/10/2007 - Empresa Realengo Alimentos de Turvo treina funcionários com a Heros
18/07/2007 - Ibagy Imóveis recicla seu pessoal com PALESTRA SOBRE COMPORTAMENTO E ATITUDES NO AMBIENTE DE TRABALHO
02/07/2007 - Prof. Levy ministra Curso de MASP na EmbaleBem
09/05/2007 - Prof. Levy ministra mais um Curso de MASP para Escritório Corporativo da CECRISA Criciúma- SC
04/05/2007 - Curso Comportamento no Atendimento ao Público
20/04/2007 - Prof. Levy ministra Curso de MASP na CECRISA TUBARÃO-SC
09/04/2007 - Treinamento em Vendas em Criciúma
27/03/2007 - Áurea Alimentos capacita equipe de Auditoria Interna com a Heros
26/03/2007 - Prof. Levy ministra Curso de MASP na CECRISA PORTINARI
26/03/2007 - Curso Dinâmica de Vendas 2a. turma ACIVALE
05/03/2007 - Prof. Levy ministra Curso de MASP na CECRISA Eldorado
03/03/2007 - Curso Dinâmica de Vendas na ACIVALE
12/02/2007 - Grupo Realengo Alimentos e Heros- Levy & Associados : Consolidando a Gestão do Negócio
10/02/2007 - Prof. Levy ministra Curso de Planejamento Estratégico em Criciúma -SC
10/11/2006 - Expomanagement 2006
25/10/2006 - Prof. Herbert Levy ministra palestra de Lançamento do Programa de Qualidade Total no Grupo CECRISA
10/09/2006 - Roseli Levy treina colaboradores da Imobiliária Ibagy, de Florianópolis em Atendimento ao Público
10/09/2006 - Roseli Levy treina colaboradores do Supermercado Moniari em Atendimento ao Público
25/08/2006 - Heros realiza no Grupo Cecrisa o curso de Telemarketing
10/08/2006 - Prof. Herbert Levy ministra curso Liderança Eficaz no grupo Cecrisa
24/07/2006 - Prof. Roseli Levy ministra curso de SAC no grupo Cecrisa
26/06/2006 - Prof. Levy ministra Curso de Formação de Auditores Internos do Programa 5S
26/06/2006 - Roseli Levy ministra treinamento para Promotores de Vendas da Cecrisa
22/05/2006 - Acadêmicos realizam Seminário das 4as. fases dos Cursos de Administração e Comércio Exterior da UNESC
22/05/2006 - Curso Housekeping 5S
27/04/2006 - HEROS patrocina o Programa de Rádio "Café da Tarde com Paulo Otaran"
25/04/2006 - Rede de Supermercados Fecha Pareceria de Gestão com a Heros-Levy & Associados
31/03/2006 - Vitalis- Farmácia de Manipulação Lança o Programa SOLAR de Gestão da Qualidade
30/03/2006 - Prof. Levy realiza Palestra Motivacional para a Coperio- Joaçaba
16/03/2006 - ISO 9001 e ISO 14001 e economia global
16/03/2006 - Definida a base para a ISO 26000
20/02/2006 - Indústria catarinense retoma contratações em janeiro
21/11/2005 - Treinamento para vendedores de varejo
15/11/2005 - Expomanagement 2005
30/10/2005 - Roseli Levy treina Rede de Lojas de Calçados para o Natal
24/10/2005 - Oficina Ideal Lança seu Programa de Gestão da Qualidade
14/10/2005 - Empresa lider no comércio varejista de calçados da Região Sul de SC firma parceria com a Heros para Desenvolvimento da Gestão.
07/10/2005 - Guru do Kaizen ministra palestra no Brasil
12/09/2005 - Semana da Administraçao da Unesc é aberta com Palestra do Prof. Levy
06/09/2005 - Empresa de Auto-Mecânica Especializada em Caminhões e Carretas firma parceria em Gestão com a Heros
24/08/2005 - Prof. Levy com Empresários de Criciúma-SC no Treinamento de Planejamento Estratégico.
28/07/2005 - Consultoria Internacional busca parceria no Brasil com HEROS
22/07/2005 - Palestra para Núcleo Moveleiro da ACIC
28/06/2005 - Forum Mundial de Estratégia e Marketing
20/06/2005 - Prof. Herbert Levy profere palestra para Acadêmicos de Medicina da UNESC
31/05/2005 - ASTD 2005: Vem aí o maior Congresso de Treinamento do Mundo!
05/05/2005 - Entrevista com Professora Roseli Levy na Rádio Hulha Negra- Mercado de Trabalho / Emprego
18/04/2005 - Supermercados Moniari participam de Treinamento Gerencial
18/04/2005 - Dinâmicas de Grupo - Ponto Forte no Curso de Desenvolvimento Gerencial
18/04/2005 - New Color Etiquetas - Desenvolvimento Gerencial com a Heros
18/04/2005 - Moliza em treinamento de Desenvolvimento Gerencial
18/04/2005 - Prof. Levy com Empresários de Criciúma-SC no Treinamento de Desenvolvimento Gerencial
24/03/2005 - Curso de Desenvolvimento Gerencial
11/03/2005 - Prof. Herbert Levy profere palestra para Empresários Paulistas
11/03/2005 - Acadêmicos de Administração iniciam aulas com Prof. Levy
11/03/2005 - Professor H. Levy é homenageado pelos formandos de Administração e Comércio Exterior
25/01/2005 - HEROS - TREINAMENTOS 2005
29/11/2004 - Publicada a nova ISO 14001:2004
23/11/2004 - Ganhadoras do Prêmio Nacional da Qualidade destacam práticas que permitiram a conquista
19/11/2004 - Práticas de excelência em gestão serão apresentadas durante o Congresso Internacional Gestão Classe Mundial na próxima segunda-feira, dia 22, em São Paulo
19/11/2004 - Ganhadores do Prêmio Talentos serão conhecidos no dia 24
19/11/2004 - Prêmio vai destacar iniciativas de mulheres empreendedoras no Brasil
19/11/2004 - Prêmio Nacional da Qualidade 2004 será entregue segunda-feira, dia 22 de novembro, em São Paulo
18/11/2004 - Empresas miram prêmio para melhorar gestão
17/11/2004 - Profissionais buscam certificação
12/11/2004 - Abilio Diniz na Expomanagement World 2004 - SP
11/11/2004 - Brasil está perdendo competitividade, diz A.T. Kearney
11/11/2004 - Empresários debatem como melhorar a competitividade no país no II Congresso Internacional Brasil Competitivo, em São Paulo
09/11/2004 - Expomanagement 2004
04/11/2004 - AMCHAM realiza seminário de competitividade em Brasília
04/11/2004 - Brasil precisa de acordos multilaterais, diz OMC
01/11/2004 - Empresários discutem excelência de gestão na Bahia
29/10/2004 - Empresários dão início a movimento pela excelência
28/10/2004 - Mais de 80% das empresas planejam investimentos para 2005
28/10/2004 - A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) apresenta referências em gestão de Classe Mundial
28/10/2004 - Santa Catarina lança movimento pela excelência
21/10/2004 - Acordo estabelece livre comércio entre Mercosul e CAN
21/10/2004 - Empresários confiam no crescimento da economia, informa ICEI
21/10/2004 - Certificação florestal em debate na Inglaterra
14/10/2004 - Encontro em Santa Catarina reúne representantes da direção e empresários da qualidade
14/10/2004 - Indicador da Fiesp mostra que Brasil ocupa o 39º lugar no ranking mundial da competitividade
05/10/2004 - Seminário Internacional de Gestão da Qualidade acontece em Blumenau (SC)
05/10/2004 - Mais de meio milhão de certificados ISO foram emitidos em 149 países
05/10/2004 - Dia Mundial da Normalização
05/10/2004 - Como e porque melhorar o relacionamento com clientes
 
 
   
  »Conheça os cursos
  »Confira a agenda
  »Inscreva-se
   
 
 

Confira nossa loja
on-line

Clique e confira
Trabalhamos com pagamento via boleto bancário on-line e
entrega via sedex.
 
WEB COACHING
R$ 350,00 Veja! 
 

Copyright © 2018 - Heros Levy & Associados Consultoria - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Virtualiza Comunicação Ltda.