Busca no site:

 Central do usuário:  
  Minha Cesta
  Meu Cadastro
  Meus Pedidos
  Minhas Incrições
 
 Soluções:
 
 
:: ISO 9000

A necessidade de sobreviver em um ambiente competitivo obriga as empresas a modificarem sua postura estratégica, buscando adequar seus produtos e serviços ás exigências dos mercados.

A necessidade de ampliar seus universos de atuação, tornando-se organizações de classe mundial, impõe o cumprimento de requisitos estabelecidos através de Sistemas da Qualidade.

Dentro deste contexto, as empresas precisam buscar organização sem perderem a flexibilidade. Organização para estabelecer a base sobre a qual toda atividade de aprimoramento estará apoiada. Flexibilidade, para provê-la da capacidade de adaptar-se rapidamente às novas exigências do mercado.

A atividade de organizar requer objetivos claros, baseados em crenças e valores, e ação para fazer com que os mesmos sejam permeados ao longo da empresa. Esses objetivos devem ser desdobrados a partir de diretriz superior composta da visão de futuro, da missão e da identificação de fatores críticos de sucesso.

A implantação de Sistema da Qualidade, atendendo aos requisitos das normas IS0 9000, a partir de política da qualidade determinada pelo desdobramento da diretriz superior, é um caminho para atender às exigências de organização e flexibilidade, requeridas das empresas.

O Sistema implantado precisa de gestão que proporcione o planejamento, o controle e o aprimoramento necessários para permitir sua evolução e adequação às exigências do mercado. Dentro do ambiente da Qualidade Total, a atividade de sistematização é um excelente início para o processo de mudança cultural, essencial para manter as empresas no negócio, competindo, diminuindo seus custos e aumentando sua produtividade.

O QUE É IS0?

É um conjunto de normas internacionalmente reconhecidas que definem os requisitos a serem considerados por uma organização a fim de garantir um nível de qualidade aos seus produtos ou serviços. Tais requisitos do Sistema da Qualidade abrangem desde os estágios de recebimento até a entrega do produto final ao cliente.

Alcançar a satisfação do cliente significa oferecer produtos que minimamente atendam suas expectativas. Para isso, é imperativo que a organização disponha de um processo confiável e previsível, norteado por boas práticas gerenciais.

NORMAS IS0

As normas ISO 9000 representam o consenso internacional destas práticas que, bem implementadas, viabilizam alcançar a satisfação do cliente. Por isso, a certificação IS0 9000 representa uma aprovação da organização em nível internacional, constituído, freqüentemente, fator decisivo de concorrência.

IS0 (International Organization for Standardization) é uma organização não-governamental que coordena a elaboração e a divulgação de normas técnicas internacionais, dentre elas, as normas da série IS0 9000. É um dos organismos das Nações Unidas, atualmente, constituída por membros de aproximadamente 130 países, sendo sediada em Genebra, Suíça.

A ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o representante brasileiro na IS0 e é o órgão responsável pela distribuição da norma no país, sob o título NBR IS0 9000.

A IS0 possibilitou, pela criação de padrões técnicos aceitos internacionalmente, minimizar as barreiras tecnológicas que limitam as transações comerciais em todo o mundo. Para se compreender o papel da IS0 e, em última instância, da IS0 9000, é preciso antes conhecer alguns fatos históricos que levaram ao surgimento daquela organização.

POR QUE ADOTAR A ISO - SÉRIE 9000

Nos dias de hoje, grande número de empresas possui ramificações, representações, filiais ou coligadas, instaladas em todos os continentes ou partes do mundo. Como conseqüência, existe a tendência de utilização de normas e padrões de aceitação global, que permitam às empresas lidar com a competição a nível mundial. A adoção das Normas ISO série 9000 por um grande número de países evidencia esse fato e cria um padrão comum de avaliação no mercado internacional.

A implantação de sistemas segundo modelo da garantia da qualidade estabelecido pela ISO - série 9000, pode ser utilizado como instrumento de defesa do fornecedor em questões jurídicas relacionadas aos contratos, onde haja necessidade de demonstrar, por evidências objetivas, o atendimento a requisitos específicos.

ÁREA DE ATUAÇÃO

As normas da família IS0 9000 não se referem a nenhum produto ou processo específico, aplicando-se a todos os tipos de empresas, de pequeno as grande porte, fabril ou serviços.

A IS0 9000 especifica quais são os requisitos que um sistema da Qualidade deve contemplar, mas não estabelece como eles devem ser implementados, o que confere grande flexibilidade e compatibilidade com qualquer ramo de atividade.

IS0 9000:2000

POR QUE FOI FEITA A REVISÃO?

As revisões têm por objetivo garantir o nível de atualização dos padrões assim como sua adequação `a realidade prática das organizações.

A mais relevante alteração da nova versão da IS0 9000 é o direcionamento à melhoria contínua, constituindo, portanto, uma abordagem mais alinhada à metodologia da HEROS , cujo diferencial é atuação voltada para a obtenção de resultados nas organizações.

PRINCIPAIS VANTAGENS NA NOVA VERSÃO

- Maior ênfase na melhoria contínua e na monitoração da satisfação do cliente;
- linguagem mais clara, de fácil compreensão e utilização pelo usuário;
- maior integração entre a norma contratual e a orientativa;
- Melhor adequação a todos os tipos de organização, independentemente do campo de >atuação e tamanho;
- Melhor adequação ao setor de serviços;
- Melhor adequação a setores específicos, como o telecomunicações, médico e automotivo;
- Maior compatibilidade com outros sistemas de gerenciamento, como as normas série IS0 14000.

VANTAGENS COM A IMPLANTAÇÃO DA IS0 9000

Dentre as vantagens e retornos obtidos pela certificação na norma IS0 9000, empregando a metodologia da HEROS , destacam-se:

- Redução de custos;
- melhoria dos processos produtivos;
- Maior envolvimento dos colaboradores.

PASSOS DO PROJETO DA HEROS PARA CERTIFICAÇÃO

CONSULTORIA E TREINAMENTO PARA O SISTEMA DA QUALIDADE

FASE I : FORMAÇÃO BÁSICA

- Palestra - Conscientização Iso 9000
- Curso Normas Iso 9000 - 3
- Curso Gerenciamento da Rotina do Dia a
- Curso MASP - Ações Corretivas

FASE II : DETALHAMENTO DO PROGRAMA

- Avaliação e Diagnóstico Inicial
- Estruturação do Programa de Gestão da Qualidade
- Estruturação da Documentação do Sistema
- Procedimento p/ Elaboração, Apresentação, Aprovação e Implantação dos Documentos da Qualidade
- Procedimentos p/ Gerenciamento dos Documentos do Sistema da Qualidade

FASE III : DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO

- Revisão dos Procedimentos e Redação das Normas Internas
- Implantação dos Procedimentos Normatizados
- Acompanhamento na Elaboração do Manual da Qualidade
- Reuniões de Avaliação


FASE IV : AUDITORIA PRÉ-CERTIFICAÇÃO

- Procedimentos para Qualificação de Auditores
- Curso -Formação de Auditores
- Procedimento de Auditorias do Sistema da Qualidade
- Procedimento de Gerenciamento das Auditorias
- Procedimento P/ Tratamento de Não-Conformidade
- Acompanhamento das Auditorias Internas

A HEROS PRESTA CONSULTORIA NA IMPLANTAÇÃO DA ISO 9000.
(48) 3433-9338



 
 
   
  »Conheça os cursos
  »Confira a agenda
  »Inscreva-se
   
 
 

Confira nossa loja
on-line

Clique e confira
Trabalhamos com pagamento via boleto bancário on-line e
entrega via sedex.
 
WEB COACHING
R$ 250,00 Veja! 
 

Copyright © 2018 - Heros Levy & Associados Consultoria - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Virtualiza Comunicação Ltda.