1. Objetivo do Curso
Capacitar os Gestores e Líderes nas funções de gerenciamento e controle de seus departamentos a fim de atingirem os resultados desejados.
2. Objetivos Específicos
Criar habilidades em técnicas de Análise e Melhoria dos processos;
Desenvolver o processo de delegação e tomada de decisões;
Criar uma rotina diária de controle e analise dos indicadores de desempenho dos setores;
Capacitar os gestores em técnicas de Liderança e Gestão de Pessoal;
Capacitar os gestores na analise dos processos e tomada de ações corretivas e preventivas;
Orientar os gestores para que atuem menos na operação de seus setores e mais nas atividades de planejamento, controle e gestão de processos.
3. Público Alvo do Treinamento
Gestores e Lideres
4. Forma de Realização do Treinamento
O programa prevê uma aula semanal de três horas durante 14 semanas, onde os assuntos serão abordados de forma conceitual e prática.
5. Etapas do Programa de Treinamento
O programa prevê cinco etapas de trabalho, as quais estão estruturadas com tópicos dos assuntos a serem abordados.
1ª Etapa – O Gestor e seu papel na empresa
1ª Aula: - Estrutura Organizacional e as Funções do Gestor e Coordenador
- Características e Habilidades do Cargo – Perfil a Ser Desenvolvido
2ª Etapa – Conceitos de Gestão da Qualidade
2ª Aula – Introdução ao Sistema de Gestão da Qualidade
3ª Aula – Satisfação do Cliente
4ª Aula - Processo de Mudança
3ª Etapa – Ferramentas e Técnicas de Gestão
5ª Aula - Monitoramento do Processo e Controle dos Indicadores;
- Análise de Dados e Tomada de Ações Corretivas
6ª Aula - Prática de Estudos de Melhoria dos Processos – MAMP/ MASP com uso das Ferramentas da Qualidade. Distribuição de estudos para apresentação.
4ª Etapa - As Sete Macro Competências do Líder
7ª Aula - Relacionamento, Centramento e Foco
- Estrutura Mental do Líder – Equilíbrio
8ª Aula - Processo decisório
- Administração de Conflitos
9ª Aula - Pensamento Sistêmico e Dimensionamento ( Visão, Princípios, Excelência)
- Regulação, Centramento, Equilíbrio , Clima de Motivação
- Interação, Comunicação
10ª Aula - Direção , Liderança, Estilos de Liderança e Delegação
- Realização, Fazer Acontecer , Como Motivar sua Equipe
11ª Aula - MC6- Incorporação, Aprendizado Contínuo , Abertura a Mudanças
- MC7- Redimensionamento, Replanejamento, Novos Conceitos de Gestão
5ª Etapa – Apresentação de Trabalhos de Estudo de Melhoria
A última etapa do Programa de Desenvolvimento e Qualificação dos Gestores e Líderes, contempla de forma prática, avaliar o desempenho dos participantes quanto ao uso das técnicas e ferramentas de gestão, por meio da elaboração e apresentação dos demais membros do grupo, um estudo de caso real onde se propõe a melhoria do processo.
Os setores devem apresentar seus trabalhos como segue:
12ª. Aula - Equipes apresentam seus estudos de casos
13ª. Aula - Equipes apresentam seus estudos de casos
14ª. Aula - Equipes apresentam seus estudos de casos
6. Fatores Chave
Para se alcançar os resultados deste programa, os seguintes fatores-chave devem ser observados:
a) Envolvimento e comprometimento de todos;
b) Assistência do Instrutor na orientação dos conceitos e estudos de caso;
c) Decidido apoio da Direção.
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Assista a um jogo de futebol e você ouvirá os locutores falando sobre os riscos que os times enfrentam ao tentar marcar um gol. Eles advertem sobre várias ações, como lançar uma bola muito alta ou se arriscar demais numa jogada, podendo sofrer um contra-ataque. Mas eles se esquecem de falar sobre o risco de não tentar todas estas coisas.
Se quisesse chegar a um destino desconhecido, você provavelmente escreveria as orientações para não se perder. Mas quando está planejando o caminho a ser percorrido na sua vida, suas metas e o que precisa para alcançá-las, você provavelmente não escreve nada. Pense nisso - por que você não coloca no papel algumas diretrizes para as jornadas mais significativas, aquelas que vão interferir profundamente na sua vida?
Muitas vezes temos expectativa de agradar a todas as pessoas que nos cercam. É preciso compreender que não poderemos agradar a todos, pois qualquer coisa que falamos, escrevemos ou fazemos agradará a uns e desagradará a outros.
O tempo passa rápido! O Tempo parece voar, e, como nada é mais irrecuperável que o tempo, temos que tomar cuidado para aproveitá-lo bem. Ganhar tempo é a premissa básica! E ganhar tempo significa não perdê-lo com coisas banais.
Humor positivo, o que é isso? Existe humor negativo? Sem duvida nenhuma.
Um dos maiores desafios do mundo do trabalho é aprender a conviver com pessoas com as quais não simpatizamos. Há casos em que nossa antipatia é pequena e suportável. Mas há casos em que é difícil suportar.